Racismo, para mim é uma questão que não tem mais o mesmo peso porque não sou racista, nunca tive problemas de relacionamento com pessoas de pele escura, pra mim é tudo normal, tudo igual. Mas acho que os negros não se sentem à vontade, porque até hoje eles ficam lembrando o triste passado que tiveram. Ainda existe muitos grupos de negros que lutam por maior valorização, respeito, igualdade... Concordo que se deve lutar, mas talvez os problemas que os negros estão enfrentado são os mesmos que o branco enfrentam: falta de educação, falta de trabalho, baixo salário. Pode ser que os negros estão usando sua própria cor para obter com maior facilidade os serviços do governo, e o branco pobre é o cidadão que mais sofre nesse país, porque não tem o privilégio da cor.
Alguns negros são tão radicais que não se permitem hábitos de brancos porque como são negros não podem se submeterem; mas para mim é aí que mora a desigualdade que deve ser combatida, somos todos iguais e como tais não devemos nos censurar de nada, independentemente de sua origem. É por isso que o racismo continua vivo em algumas células da sociedade. O importante é nos respeitarmos independente de qualquer característica que a pessoa tenha, pois também existe o preconceito em relação aos pobres, deficientes físicos, mal cheirosos, masl vestido, com o que bebe, gordo, alto demais, baixo demais, com os feios... valorizamos muito o superficial, estético que não nos diz nada sobre a personalidade da pessoa.
Mas ainda é muito difícil falar sobre esse assunto hoje, tentamos ao máximo evitar que as partes se pré julguem e que não haja vantagens à ambas partes.
Talvez nunca um branco será negro o suficiente para entender um negro. Assim como um negro nunca será branco o suficiente para entender um branco.
Recentemente um dado novo foi acrescentado a essa discussão: Como os negros irão se comportar a partir de agora sabendo que não são mais minoria, pois em 2008 a quantidade de negros no Brasil ultarpassou a população branca? Sabemos que toda maioria é dominante pode ser que a partir de agora os negros parem de se sentirem inferiores, desfavorecidos e comessem a se imporem na sociedade como qualquer cidadão!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário